terça-feira, 30 de novembro de 2010

Vozes do Silêncio -

As vozes do silêncio: corporeidade, dança e perdão nas políticas afirmativas educacionais sul-africanas pós-apartheid
Resumo
A pesquisa proposta não pretende tratar da dança na escola, mas sim sobre a formação de professores e a relação com a dança enquanto atividade artístico educativo, num contexto com desafios políticos de diálogo com a diferença sugeridos pelos processos de reconciliação, tal com é atualmente a África do Sul. Assim, o presente projeto de pesquisa propõe entrelaçar os fios soltos da arte, da educação e da filosofia envoltos no corpo, na dança e na escritura com intuito de tecer uma trama de acolhimento daquilo que nos é estranho. Nossa idéia ao justificar este projeto está em investigar como ensinar alguém a dançar, isto é, observar, descrever, executar, criar e apreciar a dança poderá ou não contribuir com a compreensão do seu processo de vida e possibilitar esta pessoa reconciliar consigo mesmo e com o mundo.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Exposição CASA

Casa-corpo
Se para Lygia Clark “o corpo é a casa” a exposição de Lucila Vilela, ocorrida no mês de outubro em uma residência localizada na Rua Acadêmico Reinaldo Consoni, 122, Córrego Grande, Florianópolis, mostrou-me que a casa também é corpo. A exposição intitulada “Casa” reuniu no mesmo lugar objetos e performances. As proposições de Lygia Clark e o espaço-comportamento das possibilidades abertas de Hélio Oiticica problematizam a condição sujeito-objeto e fundam uma outra relação: a artista-obra-espectador. Semelhantemente, as experiências vivenciadas na exposição “Casa” sugerem uma analogia com três dimensões uma ontológica, outra espacial e ainda uma estética...

Veja a casa na web:
http://expo-casa.blogspot
www.interartive.org/3tips.htm
O projeto Improvisação em contato: poéticas do corpo convida a todos para a palestra Que sei eu? Uma coreografia que interroga o ser-no-mundo, com Ida Mara Freire, Profª Drª do Centro de Educação da UFSC. Será no dia 16 de novembro (terça-feira), às 16h30, na sala CFM402 (Artes Cênicas UFSC).

“Que sei eu?” Indaga Merleau-Ponty (2000), sem querer explicitar o que é o saber. Mas, o que há? E ainda, o que é o há? Essas questões interrogam a nossa própria existência. E foi refletindo sobre a própria existência de dançarinos com cegueira que criamos uma coreografia que interroga o si e o mundo. Buscamos desvelar qual seria a questão existencial que cada dançarino não-visual trazia em si e, a partir daí, criamos coreografias indagativas.



Até lá!
--
Grupo de Extensão Improvisação em contato: poéticas do corpo
PROEXT 2009 - MEC/SESu
Artes Cênicas - UFSC
Equipe: Ana Alonso, Claudinei Sevegnani, Janaina Martins, Nastaja Brehsan, Tamara Hass.
www.poeticasdocorpo.wordpress.com

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Vídeos do Potlach no youtube

Os vídeos dança do POTLACH estão disponíveis no You Tube


Muitos indagam: Dança com dançarinos cegos? Cegos?!! Dança?!! Que dança é essa? Que movimentos são esses? Que corpo é esse? Quais sentidos, sensações, direções? A resposta: "Que sei eu?" Pois,…
Adicionado em 30/7/2010

http://www.youtube.com/watch?v=nD14ezRLJsM


O endereço do "quatro" no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=9JXwyqTfxmg

Apreciem e deixe seu comentários por aqui...