terça-feira, 27 de outubro de 2015

Nasce o passo brincante


O nascimento do passo brincante
Marina Abib Foto de Cristiano Prim

Texto Publicado no Jornal Notícias do Dia,  Caderno Plural, em 26/10//2015
O corpo canta e a música dança no espaço da brincadeira na formação dos bailarinos, atores, músicos e educadores. Nos dias 16 e 19 de outubro o Tubo de Ensaio, um dos projetos premiados pelo Rumos do Itaú Cultural, coordenado por Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres, aproximou  a composição e as danças tradicionais brasileiras  tendo como convidada a dançarina Marina Abib,  coreógrafa e fundadora da Companhia Soma, que foi recebida pelos  participantes com distintos interesses  e curiosidades nas danças populares e nos seus processos de recriação. O corpo ágil de Marina Abib carregam um repertório primoroso  de formas de se mover embevecido com as danças da cultura brasileira. Essas matrizes trazem uma novidade para a composição na dança contemporânea ao serem  oferecidas como um chão onde cada participante pode se reconhecer como integrante de um coletivo social e cultural que constrói   saberes tendo como primícias suas próprias maneiras de propor e resolver desafios.  Marina nos lembra que o artista popular não se diz dançarino, músico ou ator, ele se diz brincante; e brincadeira é o nome dado à certas manifestações populares onde estão presentes diversas linguagens artísticas. Brincam  homens, mulheres e crianças que participam de manifestações como o cavalo-marinho, o reisado, o caboclinho, os maracatus e o nosso aqui bem conhecido boi de mamão.
No bate-papo ilustrado De Repente ocorrido na chuvosa  sexta-feira, no Centro de Artes da Udesc, Marina Abib apresenta sua pesquisa ora dançando ora falando acerca dos saberes coletivos da cultura tradicional e como as manifestações populares brasileiras servem de fundamento para pensarmos uma noção de tradição enquanto recordação, ou seja, um passar de novo pelo coração. Desse modo,  o leitor e a leitora podem entender a cultura popular a partir do tempo presente, como um exercício em que um ser humano se reconhece no outro. Esse reconhecimento enraizado no brincar  atualiza nossa maneira de compreender, por exemplo, o transe, o ritual e o simbólico na dança. Na  oficina  Danças Brasileiras: um corpo ritmado, ocorrida  na Udesc e também no Centro de Desportos da UFSC, os participantes experimentaram no próprio corpo as frases rítmicas presentes nas músicas tradicionais brasileiras e a partir disso apreenderam os gingados característicos da dança do frevo. Foram trabalhados jogos de prontidão com uma bola de tênis, jogos de agilidade com um balão com água, exercícios de consciência corporal com aplicação de massagem. A apreensão do vocabulário referenciado nas danças brasileiras, desvelou-se pelo perceber do corpo retorcido no chão, o segurar na mão o som de si mesmo, o chocalhar  do ser, o varrer o chão com as pontas dos pés,  o apoiar-se nos metatarsos desfrutando da instabilidade a dois, a descoberta das articulações por vias insólitas. Tudo para preparar o corpo para o nascimento do passo brincante. Encontrar nas sonoridades do frevo um corpo disponível para expressar  as peculiaridades dessa dança, improvisar e criar frases coreográficas. Deslocamentos  dançantes no mundo  onde segue-se abrindo caminho  acotovelando a multidão, sentindo o rastro da dor ou perseguindo os vestígios da alegria. Dança ou luta? Sabe-se lá!  Sabe-se que há brincadeira  e nessa reunião surge espaço para própria criação.
Ida Mara Freire, Pós-doutorado em Dança, Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Danças Brasileiras

Nova etapa do Tubo de Ensaio aborda o corpo, o lúdico, a educação

Projeto contemplado no programa Rumos Itaú Cultural
oferece oficina e bate-papo ilustrado com Marina Abib



As danças tradicionais brasileiras, inseridas no contexto das chamadas brincadeiras populares, são indissociáveis do seu caráter rítmico. O corpo soa e a música movimenta o espaço da brincadeira. É com base nesses princípios que a nova etapa do Tubo de Ensaio – Composição [Interseções + Intervenções], um dos projetos contemplados pelo Rumos 2013-2014, principal programa do Itaú Cultural, trabalha o corpo, o lúdico, a educação. Intervenção 4 tem como público alvo bailarinos, atores, músicos e educadores. A coreógrafa e dançarina Marina Abib, que pesquisa a construção de uma corporeidade desenvolvida a partir de matrizes das danças populares brasileiras, vem a Florianópolis para dar uma oficina, em dois locais diferentes, e para uma conversa aberta ao público.

O bate-papo ilustrado De Repente ocorrerá no dia 16 de outubro, entre 13h30 e 14h30, na Sala de Dança 1 do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Após o encontro, no mesmo local, Marina Abib dá a oficina Danças Brasileiras: Um Corpo Ritmado. A duração é de duas horas. No dia 19, entre 13h30 e 15h, no Laboratório de Dança B, bloco 5 do Centro de Desportos (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a coreógrafa repete a oficina dada na Udesc.

Em De Repente, Marina Abib ilustra uma conversa sobre os saberes coletivos da cultura tradicional brasileira, ao longo de uma hora. Além da experiência pessoal na dança, a pesquisa teórica e a prática com as manifestações populares brasileiras servem de base para o desenvolvimento de uma reflexão sobre a tradição enquanto recordação.

A oficina Danças Brasileiras: Um Corpo Ritmado trabalha a compreensão rítmica no corpo e a construção de partituras corporais a partir dessas referências. Os participantes experimentam no próprio corpo as frases rítmicas presentes nas músicas tradicionais brasileiras e a partir disso introjetam os molejos e gingados específicos de cada dança.

Durante o processo são trabalhados jogos de prontidão, desafios de agilidade, exercícios de consciência corporal e apreensão do vocabulário referenciado nas danças brasileiras. O objetivo final é fazer com que os participantes encontrem nas diferentes sonoridades, um corpo confortável e disponível para que, a partir dele, possam expressar suas particularidades, seja em improvisos ou na criação de pequenas frases coreográficas.

Tubo de Ensaio

Iniciado em fevereiro de 2015, Tubo de Ensaio se estenderá até novembro, com convidados do Brasil e do exterior. Coordenado por Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres, a intenção é aproximar a dança ao teatro, as artes visuais, o cinema e a música. O projeto também estabelece interseções de conhecimento nessas áreas com artistas e pesquisadores, busca compartilhar e problematizar procedimentos de composição – definida pelas idealizadoras como modo de reunir, produzir, dispor, inventar, combinar, arranjar.

Programa Rumos
Com 18 anos de estrada, o Rumos Itaú Cultural é o principal programa de apoio à produção cultural do Brasil e uma das mais longevas plataformas de incentivo do Brasil. Entrou em 2014 consolidando uma nova fase do seu ciclo de renovação anunciado em 2013 quando abandou o formato tradicional de apoio praticado no país – baseado em regras definidas pela instituição e limitação a áreas de expressão estanques – para apostar em um modelo aberto em que artistas, produtores e pesquisadores definem as regras do jogo com o apoiador, e tem, agora, sua primeira leva de contemplados.

Este formato trouxe novos ares e maior abrangência ao programa. Além de apoiar projetos tradicionais, que resultarão em uma obra a ser exposta ao público, como ocorria nos editais anteriores, o Rumos ganhou nova dimensão e tem entre os selecionados uma extensa e variada gama de experimentos e iniciativas que incluem pesquisa, organização de residências e seminários, circulação de repertório, documentação, desenvolvimento de plataformas e softwares, entre outras propostas.

Depois de um profundo processo de análise, a comissão multidisciplinar composta por 19 nomes emblemáticos da cena cultural brasileira – constituída pelo Instituto para se debruçar sobre a revitalização do programa e a análise de 15.120 projetos inscritos no edital de 2013 – chegou à lista de 101 trabalhos que atualmente recebem apoio do Instituto.

Ficha técnica Tubo de Ensaio
Coordenação e curadoria: Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres
Produção executiva: Gláucia Grigolo
Foto e vídeo: Cristiano Prim
Design gráfico: Kamilla Nunes
Assessoria de imprensa: Néri Pedroso
Realização: Rumos Itaú Cultural 2014, Ministério da Cultura e Instituto Meyer Filho 

SERVIÇO
Projeto Tubo de Ensaio
INTERVENÇÃO 4
Marina Abib (São Paulo)

OFICINA
Danças Brasileiras: Um Corpo Ritmado
Dia 16 de outubro, das 14h30 às 16h30
Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
Centro de Artes (Ceart), na Sala de Dança 1
Av. Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, Florianópolis

Dia 19 de outubro, das 13h30 às 15h
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Laboratório de Dança B, bloco 5 CDS/UFSC
Campus, s/n°, bairro Trindade, Florianópolis
Gratuito

BATE-PAPO ILUSTRADO
De Repente
Dia 16 de outubro, das 13h30 às 14h30
Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
Centro de Artes (Ceart), na Sala de Dança 1
Av. Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, Florianópolis
Gratuito.
Livre para todos os públicos

Inscrições: www.tubodeensaio2015.com

Apoio institucional:
Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina e Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina

Mais informações
Pelo projeto:
NProduções
Néri Pedroso (jorn.): neripedroso@gmail.com
Skype: neripedroso
Face book: Néri Pedroso 48. 9911-9837/3248-4158

Tubo de Ensaio
Produção: tubodeensaiofpolis@gmail.com / 48. 9901-7027 (Gláucia Grigolo)

Pelo Itaú Cultural
Conteúdo Comunicação
Tel.: 11.5056-9800
Cristina R. Durán: cristina.duran@conteudonet.com
No instituto:
Tel.: 11.2168-1950
Larissa Correa: larissa.correa@mailer.c

om.br

Saiba mais

Projeto selecionado pelo Rumos Itaú Cultural 2013-2014