terça-feira, 3 de novembro de 2015

O Corpo na Perfomance







Tubo de Ensaio – Composição [Interseções + Intervenções],  encerra  as atividades de 2015 em Florianópolis com Interseção 6, uma ação com quatro atividades  que será desenvolvida nos dias 7, 11 e 12 de novembro.
A primeira, no dia 7, na sala de Dança do Centro de Desportos (CDS), bloco 5 da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), será o projeto Líquens, que consiste na exibição comentada do vídeo da performance Líquens e a oficina de criação O Corpo na Performance com Laura Miranda e Mônica Infante, que têm participado de mostras, eventos e projetos no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, Portugal, Índia e Japão.

Parceiras desde 1990, as pesquisadoras investigam as fronteiras entre o que se convencionou chamar artes visuais, dança e performance. Desde então compartilham o conhecimento e a prática da Técnica Alexander (educação somática), o KI-Aikidô (arte marcial japonesa) e a Experiência Somática (técnica terapêutica), exercícios que comungam o trabalho com a energia vital, a unificação corpo/mente e a qualidade de ressonância com o entorno.

Na oficina de criação O Corpo na Performance, no dia 7, entre 14 e 18h, na sala de Dança do CDS, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Laura Miranda e Mônica Infante propõem exercícios e discussões sobre o corpo na performance e seus possíveis territórios a partir de um vocabulário fundamentado na Técnica Alexander que sugere uma pausa que aprofunda a percepção e a atenção em si e no outro, no KI Aikidô, que enfoca a unificação mente, corpo e ambiente permeados pelo fluxo de energia vital (KI), e na Experiência Somática (técnica terapêutica baseada na neurociência e etologia) que trabalha com a linguagem das sensações e possibilita uma maior ressonância com o entorno.

No mesmo dia, às 19h, no auditório do CDS/UFSC, elas exibem e comentam o vídeo da performance Líquens, realizado em sítio de criação, um riacho que integra a bacia hidrográfica da represa do rio Passaúna, área de proteção ambiental, região metropolitana de Curitiba (PR).

Carreiras artísticas
Mônica Infante e Laura Miranda encontraram-se em 1990 e, até 1996, desenvolveram trabalhos artísticos na Tempo Companhia de Dança, dirigida por Rocio Infante em Curitiba (PR). A partir de 1998, as artistas começam uma parceria que resultou nos projetos artísticos: Corpo, Música, Imagem (1999) com o pianista Alberto Heller, apresentado em Weimar – Alemanha; Corpo Avesso (2002) apresentado no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (SP); Corpo Desconhecido (2004) com a bailarina Cinthia Kunifas, selecionado pelo Rumos Dança Itaú Cultural, com apresentações em São Paulo e Belo Horizonte; Ninguém (2005) com mostra no evento Conesul em Porto Alegre (RS); Tecido, Corpo e Arte – mapeamento de comunidades têxteis em Gujarat – Índia (2006), com a artista têxtil Mariana Frochtengarten; Lago Amarelo (2006) realizado na Represa do Passaúna em Curitiba e apresentado na 4° Mostra Latino-Americana de Artes Visuais – Vento Sul, no Mac PR (2007), Conexão Sul em Curitiba (2007), Novembro da Dança em João Pessoa – PA (2007), Mostra Latino-Americana de Vídeo Arte Vento Sul em Curitiba (2008); Mostra Internacional SESC de Arte 08, em S. Paulo (SP - 2009), projeto O Corpo na Cidade: performances em Curitiba, Solar do Barão (2010), Projeto Virada Cultural no Sesc em S. Paulo (2011); Líquens - ensaio fotográfico (2011-12) com o artista plástico e fotógrafo Lauro Borges, apresentado na Arco (Feira Internacional de Arte Contemporânea em Madri, Espanha (2013). Líquens – vídeo instalação (2014) apresentada na Arco, Madri, Espanha.

Mônica Infante nasceu em Juiz de Fora (MG) em 1964. Artista, pesquisadora e professora. Graduada em dança pela Middlesex University - Londres, Inglaterra. Orientadora de projetos de pesquisa em dança contemporânea - Casa Hoffmann - centro de estudos do movimento (2006, 2009, 2012). Articuladora/organizadora do Conexão Sul – Encontro de Artistas Contemporâneos de Dança da Região Sul. Diretora de movimento do grupo de teatro Tanahora, PUCPR (2000-2014). Uma das fundadoras do Centro de Desenvolvimento de KI onde pratica e ministra aulas de KI Aikidô (3º grau faixa preta) e de Aiki e Consciência Corporal aplicando os princípios da Técnica Alexander (educação somática).

Laura Miranda nasceu em Curitiba (PR) em 1958. É graduada em artes visuais e pós-graduada em história da arte do século 20 pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. A artista também se dedica à dança contemporânea, à qual inclui práticas de educação somática iniciadas em Nova York, com o professor da Técnica Alexander Joel Kendall. O contato simultâneo com esses campos artísticos desde a década de 1980 fundamenta sua produção e investigação das fronteiras entre dança e artes visuais. Vem participando de mostras e bienais no Brasil e no exterior em países como Espanha, Portugal, Canadá, Índia e Japão. O conjunto de sua obra integra diversas linguagens como desenho, escultura, performance e vídeo.

Ficha técnica Tubo de Ensaio
Coordenação e curadoria: Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres
Produção executiva: Gláucia Grigolo
Bolsa Cultura UFSC: Rodrigo Bernardi
Foto e vídeo: Cristiano Prim
Design gráfico: Kamilla Nunes
Assessoria de imprensa: Néri Pedroso
Realização: Rumos Itaú Cultural 2014, Ministério da Cultura e Instituto Meyer Filho 

SERVIÇO
Projeto Tubo de Ensaio
INTERSEÇÃO 6
7 de novembro
Oficina de criação O Corpo na Performance com Laura Miranda e Mônica Infante (Curitiba/PR)
14h às 18h - Sala de Dança, Centro de Desportos (CDS), bloco 5 da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) Campus, s/n°, bairro Trindade, Florianópolis
Gratuito

Exibição comentada do vídeo da performance Líquens 
19h - Auditório CDS/UFSC, bloco 5, Campus, s/n°, bairro Trindade, Florianópolis
Gratuito

11 de novembro
Lançamento do documentário LimiaresSobre Anderson João Gonçalves. Direção de Sandra Meyer
19h - Auditório do Museu da Escola Catarinense/Udesc, rua Saldanha Marinho, 196, centro, Florianópolis, tel.: (48) 3225-8658
Gratuito

12 de novembro
Palestra Atos de Re-lembrar. Ensaio e Reprodução: Pina Bausch com Kyomi Ishida, de Gabriele Brandstetter (Berlim/Alemanha)
19h - Auditório do Museu da Escola Catarinense/Udesc, rua Saldanha Marinho, 196, centro, Florianópolis, tel.: (48) 3225-8658
Gratuito
Livre