terça-feira, 29 de março de 2011

Toyi-Toyi

Leitoras, leitores...

Grata pelos emails, comentários que sustentam nosso movimento por aqui.

Hoje cheguei aqui na "cottage". Acho que não combina em falar "escritório". Aqui na escola de dança me perguntaram como gostaria de ser formalmente apresentada: Doctor? Professor? continuei Associate Professor? Comentaram: é Doctor, parece médico, vão imaginar você de avental branco... sorrimos...
Enquanto preparava meu chá, perguntei para um colega que cuida do arquivo se havia alguma coisa sobre o Toyi-toyi. Ele falou que não, que o arquivo na escola estava começando, mas me falou para eu pergunta para o professor Max, professor de dança africana. A porta da sala dele fica quase na frente da "copa", apareci lá, e perguntei se podia interromper. Ele falou: claro... A sala dele, é uma janela da África, tecidos coloridos sobre a mesa e na parede, mapa da África esculpido em ébano, fotos dele e estudantes em performance... livros, computador...
Pergunto para ele se ele tinha algum material, vídeo sobre toyi-toyi. Ele sugeriu a data base JSTOR e começou a me falar que no governo anterior toyi-toyi era usado como uma forma de ação política, mas que agora é usado com uma forma de protesto. O outro colega ficou na porta a ouvir. Perguntei se protesto não é uma forma de ação política, ele distinguiu: Antes, o toyi-toyi era uma manifestação coletiva, usada pelas pessoas negras e partidos políticos. Hoje é uma forma popular de protesto para chegar a uma negociação. Vem sempre acompanhado por uma canção,essa criada espontaneamente no calor do evento. Entusiasmado, ele demonstra como se dança, e me descreve os movimentos e o sentido de cada gesto. Por fim, ele cita o exemplo de sua filha, que queria um celular, e ela falou:- se você não dá eu vou fazer toyi-toyi, e sua pequena começou a cantar e dançar seu toyi-toyi. Essa dança a pequena Hannah ainda não aprendeu! E você quer tentar: levanta o pé direito, flexionando o joelho, alterna, levantando o pé esquerdo, braço direito erguido para cima, punho cerrado, demonstrando poder, crie sua canção, e no rítmo: "stomping", entre na dança... Abaixo tem o endereço para acessar youtube caso não consiga só digitar as palavras toyi-toyi que outras informações virão: http://www.youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário