sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Compreensao e Compaixao



Hoje Desmond Tutu celebra 80 anos de existencia. E um dos presentes que ele gostaria de receber neste ano seria a presenca do Dalai Lama na sua festa de aniversario. Infelizmente, o Dalai Lama cancelou a viagem em virtude da demora da emissao do visto para entrar no solo sul-africano. Supoe-se que a demora, poderia ser provocada por motivos politicos-economicos, ao considerar que o governo chines e um dos maiores investidores na Africa do Sul, e sabemos bem sobre a relacao da China com o Tibet.

Esse episodio me fez lembrar mais uma vez da Hannah Arendt e sobre sua nocao de compreensao. Para ela, o que nos deixa a vontade no mundo e compreendermos o nosso processo de vida, pessoas singulares num mundo plural. Minha estada no continente Africano coloca-me diretamente com a acao politica desses dois lideres. Desmond Tutu e Dalai Lama ambos ganhadores do premio Nobel da Paz.

Ao estudar a Truth and Reconciliation Commission (Comissao Verdade e Reconciliacao), liderada pelo Bispo Anglicano Desmond Tutu, percebo o impacto que essa causou para o pais comecar a caminhar pacificamente na estrada do governo democratico. O processo de escuta da voz da dor do outro possibilitou esse pais se abrir e aprender a conviver com a diferenca, isso para mim e um exemplo vivo de busca de compreensao. Ir a uma audiencia publica (transmitida pelo radio e televisao) e indagar pelo desaparecimento de pessoas queridas, historia bem conhecida por nos latinos, pois tambem temos um passado: Brasil, Nunca Mais! E as Maes da praca de maio... eis uma atitude de reconciliar-se com o passado bem presente na vida que segue. So podemos ser livres se reconciliarmos com nosso mundo e com nos mesmos.

Mas, alem da possibilidade do perdao o que mais a filosofa Arendt ensina? Ah... Inspirada na acao do rei Salomao ela sugere que devemos cultivar um coracao compreensivo. O conhecimento nao basta e necessario tambem o amor. E ai vem minha ligacao com o Dalai Lama, que tive a oportunidade de sauda-lo pessoalmente durante um retiro Budista em Curitiba, em uma das suas visitas no Brasil. O Dalai Lama ao inspirar o Buda da Compaixao, me ensina sobre a interdependencia, como nossas acoes afetam os outros a as acoes dos outros nos afetam.

Na filosofia africana seria a nocao de ubuntu. Para o juiz JY Mokgoro, ubuntu descreve, dentre outras coisas, uma filosofia de vida cujo senso fundamental representa humanidade, humanidade e moralidade; uma metáfora que descreve uma solidariedade de grupo central à sobrevivência de comunidades com uma escassez de recursos onde a convicção fundamental é aquele "motho ke motho ba batho ba "ngabantu de ngumuntu de bangwe / umuntu que, literalmente traduzida, significa uma pessoa pode ser só uma pessoa por outras pessoas.

Feliz Aniversario Desmond Tutu. Na celebracao da Vida, Compreensao e Compaixao esses sao dois presentes que a humanidade precisa cultivar para a saude das nacoes. Espero que o povo sul-africano que ja recebeu a possibilidade de compreender seu passado, possa num futuro proximo acolher a compaixao. Que liberdade sera uma nacao plural como essa a cultivar um coracao compreensivo.

Ao pesquisar a memoria do corpo que danca, nao podemos esquecer de lembrar da memoria do coracao. Lembrar que o coracao tem razao que a propria razao desconhece. Essa licao quem me ensina e o ser amado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário