quinta-feira, 21 de março de 2013

FENOMENOLOGIA DA DANÇA






Serviço Público Federal
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

NÍVEL: MESTRADO E DOUTORADO
SEMESTRE: 2013.1
CÓDIGO: PGE 410096
Seminário Especial : Fenomenologia da Dança: Alteridade, Corpo e Educação.
CRÉDITOS: 02
CARGA-HORÁRIA: 30 HORAS
HORÁRIO: QUINTAS-FEIRAS, 14:00 as 17:00 HORAS
        PROFESSORA: DRª IDA MARA FREIRE

Plano de Ensino
EMENTA:
Fenomenologia da dança: vivido, temporalidade e intercorporeidade. Dança e existência.  Apreciação da dança: observação, execução e criação. O ensino da dança na África do Sul: política, corpo e alteridade.

OBJETIVO GERAL E/OU ESPECÍFICO:
·      Proporcionar aos estudantes aprofundamento teórico e prático acerca das noções fenomenológicas de vivido, temporalidade e intercorporeidade tendo como base a experiência da dança.
·      Estudar sistemas da dança



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Tema I: Fenomenologia da dança: vivido, temporalidade e intercorporeidade.

Tema II: Dança e existência. 

Tema III: Apreciação da dança: observação, execução e criação.

Tema IV: Sistemas da Dança Contemporânea

Tema V: O ensino da dança na África do Sul: política, corpo e alteridade.


Cronograma
1º. Encontro –  Fenomenologia da dança: observação, execução e criação
Apresentação do processo criativo Jornadas em Dança
Jornada I :Sistema: Rudolf von Laban – kinesfera (espaço vital)
2º. Encontro –  De volta às coisas mesmas
Jornada II:  Sistema Body-Mind Centering: Movimento Filogenético e ontogenético
3o. Encontro – Fenomenologia  da Percepção:
Jornada III: Os sentidos do corpo

4o Encontro –  A escrita no presente do tempo verbal
Jornada IV: Sistema: Movimento Autêntico
5o Encontro – A noção de Temporalidade na dança
Jornada V:  Diagonal da Vida
6o. Encontro – Apreciação da Dança: Observar, executar e Criar

7o Encontro – A expressão do vivido
Jornada VI: Sistema: Rasa Boxes O corpo e as emoções
8o Encontro – Experiências intersubjetivas
Jornada VII: A dança  e o feminino
9o Encontro – Dança e Transcendência
Jornada VIII:  A dança e o sagrado
10o Encontro – Corpo e  alteridade
Jornada IX: dança e a jornada existencial
–  Apresentação dos trabalhos



METODOLOGIA

Aulas Expositivas
Aulas Práticas



AVALIAÇÃO

Frequência e participação nas aulas
Escrita de um diário de campo
Elaboração e apresentação de um processo criativo




Bibliografia complementar


ADLER, Janet. Offering from the conscious body: the discipline of Authentic Movement. Rochester: Inner Traditions. 2003
CARMO, Paulo (2002) Merleau-Ponty: uma introdução. São Paulo: Educ.
COHEN, Bonnie Bainbridge. Sensing, Feeling and Action: the experiential anatomy of body-mind centering. Northampton: Contact. 1997.
FRIEDMAN, Sharon. Post-Apartheid Dance: Many Bodies, Many Voices, Many Stories. Cambrige Scholars Publishing.
FREIRE, Ida Mara. Ação política e afirmativa: corpo e alteridade no discurso educacional sul-africano pós-apartheid. O teatro transcende.  Vol. 16. N.2. 2011.
FREIRE,  Ida Mara. Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento. Cadernos Cedes, 53. Campinas, SP; Papirus. p. 31-55.  2000.
JORDAN, A.C. Tales from Southern Africa. Johannesburg & Cape Town. AD Donker. 2004
KOZEL, Susan. Closer: performance, technologies, phenomenology. 2007. Massachusets Institute of Technology.
LABAN, Rudolf. Danza Educativa moderna. Buenos Aires: Paidós. 1984.
LÉVINAS, Emmanuel. Ensaios sobre a alteridade. Petrópolis, Vozes. 2009
MERLEAU-PONTY, Maurice (2000) O visível e o invisível. São Paulo:  Perspectiva.
MERLEAU-PONTY, Maurice (1994) A Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes.
MERLEAU-PONTY,  Maurice.  A experiência do Outro. In: _________________. Merleau-Ponty na Sorbonne resumo de cursos psicossociologia e filosofia. Campinas SP: Papirus, 1988.
MILNE, Dido.  The phenomenology of dance. Art & Designe. London;  1993, p.88-89.
MINNICK, Michele Sheen. A dramaturgy of the flesh. Women e Performance, Issue 26,
NDEBELE, Njabulo S. Fines lines from the box: further thoughts about our country. Houghton. Umuzi. 2008.
OPONDO, Patrícia Achieng. Expressing an explicitly african aesthetic in neo-traditional dance expressions. Cape Town. Confluences. 1997.
PHILIP, Marlene NourbeSe. Looking for Livingstone: an odyssey of silence. Toronto: The Mercury Press. 2003.
SCHÜES, Christina,  OLKOWSKI, Dorothea E., and FIELDING, Helen A. Time in Feminist Phenomenology.  Blomington and Indianapolis. Indiana University Press. 2011.
SOKOLOWKI, Robert. Introdução a Fenomenologia. Rio de Janeiro, Loyola. 2000.
SAMUEL, Gerard.  Undressing the (w)rapper: disability dance. Florianópolis. NUP. Ponto de Vista. N.9 2007.


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