terça-feira, 7 de julho de 2015

O olhar sobre a dança contemporânea latino-americana

Tubo de Ensaio promove intersecção latino-americana
A convite do projeto, a pesquisadora argentina Susana Tambutti
entrelaça reflexões sobre a dança de Florianópolis e a da América Latina
Em busca de outras amplitudes, a etapa Intersecção 4 do Tubo de Ensaio – Composição [Interseções + Intervenções] se abre para a realidade da dança contemporânea latino-americana, e recebe entre 10 a 13 de julho Susana Tambutti, crítica de dança, professora da Universidade Buenos Aires e na UNA (Universidade Nacional de Arte), foi conselheira artística do Festival Internacional de Teatro y Danza de la Ciudad de Buenos Aires (edições  2003, 2005 e 2007), co-fundadora do grupo Nucleodanza, formadora do corpo docente do American Dance Festival e curadora da Bienal de Arte Joven Buenos Aires Ciudad. Tubo de Ensaio é um dos 102 projetos contemplados pelo Rumos 2013-2014, principal programa do Itaú Cultural para o fomento e apoio à produção cultural do Brasil
A agenda de Susana Tambutti em Florianópolis prevê muito trabalho nesse período. Além de apresentar um panorama da cena contemporânea da dança na Argentina, a pesquisadora integrará um metálogo (conversa), um ensaio aberto comentado, um curso e o acompanhamento de um ensaio aberto do Grupo Cena 11 Cia. de Dança.
No dia 10, às 20h, no Espaço 2 do Ceart (Centro de Artes) da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), ela assiste e comenta obras de duas bailarinas da cidade. Elke Siedler apresenta o Rec(L)usadx ainda em processo, e Daniela Alves, um trecho de Direção Múltipla, seu último trabalho. Dias 11 e 12, no auditório do Centro de Desportos, bloco 5 da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), dá o curso intensivo Dança na Argentina: fazendo do alheio substância própria. No dia 13, à tarde, acompanha o Cena 11 e, às 18h, participa de metálogo (conversa) na UFSC.
O olhar sobre a dança na América Latina interessa as organizadoras do projeto, Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres, que pretendem aproximar e compartilhar os contextos e visões artísticas entre países latino-americanos. Tambutti apresentará a cena coreográfica argentina, além de problematizar as formas de perceber, compor e pensar a dança. Três artistas que vivem em Florianópolis - Elke Siedler, Daniela Alves e Lincon Soares - foram convidados a apresentar seus respectivos solos em ensaios abertos comentados pela pesquisadora argentina. Em sua sede, o Grupo Cena 11 Cia. de Dança também participará do Intersecção 4 com um ensaio aberto do espetáculo Monotonia de Aproximação e Fuga para 7 Corpos.
Iniciado em fevereiro, o projeto Tubo de Ensaio estende-se com ações mensais até outubro, com uma proposta de interseção entre saberes e práticas artísticas, reúne artistas e pesquisadores de dança para compartilhar procedimentos de composição – definida no projeto como modo de reunir, produzir, dispor, inventar, combinar, arranjar.
O curso
Dança na Argentina: fazendo do alheio substância própria
                                    
11 de julho (sábado)
9h às 12h: A mundialização da modernidade. O "nós" europeu
O estudo da dança latino-americana está se estruturando de forma lenta e, ainda hoje, configura-se como um campo teórico disperso, tanto no que se refere às análises de suas práticas como em seus conceitos teóricos básicos. As migrações de artistas, a universalização de conceitos e teorias mostram não apenas a herança da dança cênica europeia sobre a qual nossa história se constrói, mas também como o desenvolvimento da dança é percebido através de categorias estéticas originadas basicamente na Europa ou nos Estados Unidos.
14h às 18h: Crise nos métodos de composição. A condição de indiscernibilidade na dança
Distanciamento dos conceitos de totalidade, continuidade e causalidade. Revisão do médium. Diversificação dos paradigmas legitimados. Apagamento das noções de 'gêneros'. Dissolução das formas coreográficas reconhecíveis.
12 de julho (domingo)
14h às 18h: Novos comportamentos teatrais na dança a partir do campo emergente da performance
Análise de obras coreográficas atuais em que se reconheçam influências, traduções, citações-apropriação como metodologias geradoras. Diferentes estratégias de produção. Repensar a originalidade, a autoria, a repetição, etc.
Nos encontros serão exibidos trechos das obras: Bajo, Feo y de Madera (Luis Biasotto); La Wagner (Pablo Rotenberg); Villa Argüello (Celia Argüello); Mendiolaza (Grupo Krapp); Reconstruyendo a Ana Itelman o ITELMANÍA (Jimena Pérez Salerno/Josefina Gorostiza); Commonsense project (Laura Kalauz); Por dinero (Luciana Acuña); Los Posibles (Juan Onofri); Moralamoralinmoral (Brenda Lucía CarliniAgustina FitzsimonsMilva LeonardiMarta Salinas).
Programa Rumos
Com 18 anos de estrada, o Rumos Itaú Cultural é o principal programa de apoio à produção cultural do Brasil e uma das mais longevas plataformas de incentivo do Brasil. Entrou em 2014 consolidando uma nova fase do seu ciclo de renovação anunciado em 2013 quando abandou o formato tradicional de apoio praticado no país – baseado em regras definidas pela instituição e limitação a áreas de expressão estanques – para apostar em um modelo aberto em que artistas, produtores e pesquisadores definem as regras do jogo com o apoiador, e tem, agora, sua primeira leva de contemplados.
Este formato trouxe novos ares e maior abrangência ao programa. Além de apoiar projetos tradicionais, que resultarão em uma obra a ser exposta ao público, como ocorria nos editais anteriores, o Rumos ganhou nova dimensão e tem entre os selecionados uma extensa e variada gama de experimentos e iniciativas que incluem pesquisa, organização de residências e seminários, circulação de repertório, documentação, desenvolvimento de plataformas e softwares, entre outras propostas.
Depois de um profundo processo de análise, a comissão multidisciplinar composta por 19 nomes emblemáticos da cena cultural brasileira – constituída pelo Instituto para se debruçar sobre a revitalização do programa e a análise de 15.120 projetos inscritos no edital de 2013 – chegou à lista de 102 trabalhos que atualmente recebem apoio do Instituto.
Ficha técnica
Coordenação e curadoria: Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres
Produção executiva: Gláucia Grigolo
Foto e vídeo: Cristiano Prim
Design gráfico: Kamilla Nunes
Assessoria de imprensa: Néri Pedroso
Realização: Rumos Itaú Cultural 2014, Ministério da Cultura e Instituto Meyer Filho 
SERVIÇO
Projeto Tubo de Ensaio
Ensaio aberto comentado
Daniela Alves (trecho de Direção Múltipla) / Elke Siedler (solo em processo: Rec(L)usadx)
10 de julho, 20h, Sala Espaço 2 do Ceart (Centro de Artes) da Universidade do Estado de Santa Catarina, avenida Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, Florianópolis
Livre para todos os públicos. Gratuito
Ensaio aberto comentado
Grupo Cena 11 Cia. de Dança - espetáculo Monotonia de Aproximação e Fuga para 7 Corpos
13 de julho, 14h, Jurerê Sports Center, av. dos Dourados, 481, bairro Jurerê Internacional, Florianópolis
Livre para todos os públicos. Gratuito
Curso Dança na Argentina: fazendo do alheio substância própria
11 de julho (sábado) 9h às 12h e 14 às 18h; 12 de julho (domingo) 14h às 18h
Auditório do Centro de Desportos, bloco 5 da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Campus, s/n°, bairro Trindade, Florianópolis
Inscrições: 30 vagas pelo e-mail tubodeensaiofpolis@gmail.com
Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário