Serviço Público Federal
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
NÍVEL: MESTRADO E DOUTORADO
SEMESTRE: 2013.1
CÓDIGO: PGE 410096
Seminário Especial : Fenomenologia da Dança:
Alteridade, Corpo e Educação.
CRÉDITOS: 02
CARGA-HORÁRIA: 30 HORAS
HORÁRIO: QUINTAS-FEIRAS, 14:00 as 17:00 HORAS
PROFESSORA:
DRª IDA MARA FREIRE
Plano de Ensino
EMENTA:
Fenomenologia
da dança: vivido, temporalidade e intercorporeidade. Dança e existência. Apreciação da dança: observação, execução e
criação. O ensino da dança na África do Sul: política, corpo e alteridade.
OBJETIVO GERAL E/OU ESPECÍFICO:
·
Proporcionar
aos estudantes aprofundamento teórico e prático acerca das noções
fenomenológicas de vivido, temporalidade e intercorporeidade tendo como base a
experiência da dança.
·
Estudar
sistemas da dança
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Tema I: Fenomenologia
da dança: vivido, temporalidade e intercorporeidade.
Tema II: Dança
e existência.
Tema III: Apreciação
da dança: observação, execução e criação.
Tema IV:
Sistemas da Dança Contemporânea
Tema V: O
ensino da dança na África do Sul: política, corpo e alteridade.
Cronograma
1º. Encontro
– Fenomenologia da dança: observação,
execução e criação
Apresentação
do processo criativo Jornadas em Dança
Jornada I
:Sistema: Rudolf von Laban – kinesfera (espaço vital)
2º. Encontro
– De volta às coisas mesmas
Jornada
II: Sistema Body-Mind Centering:
Movimento Filogenético e ontogenético
3o.
Encontro – Fenomenologia da Percepção:
Jornada III:
Os sentidos do corpo
4o
Encontro – A escrita no presente do
tempo verbal
Jornada IV:
Sistema: Movimento Autêntico
5o
Encontro – A noção de Temporalidade na dança
Jornada V: Diagonal da Vida
6o.
Encontro – Apreciação da Dança: Observar, executar e Criar
7o
Encontro – A expressão do vivido
Jornada VI:
Sistema: Rasa Boxes O corpo e as emoções
8o
Encontro – Experiências intersubjetivas
Jornada VII:
A dança e o feminino
9o
Encontro – Dança e Transcendência
Jornada
VIII: A dança e o sagrado
10o Encontro
– Corpo e alteridade
Jornada IX:
dança e a jornada existencial
– Apresentação dos trabalhos
METODOLOGIA
Aulas
Expositivas
Aulas
Práticas
AVALIAÇÃO
Frequência e
participação nas aulas
Escrita de
um diário de campo
Elaboração e
apresentação de um processo criativo
Bibliografia complementar
ADLER, Janet. Offering
from the conscious body: the discipline of Authentic Movement. Rochester: Inner
Traditions. 2003
CARMO, Paulo
(2002) Merleau-Ponty: uma introdução.
São Paulo: Educ.
COHEN, Bonnie Bainbridge.
Sensing, Feeling and Action: the experiential anatomy of body-mind centering. Northampton:
Contact. 1997.
FRIEDMAN,
Sharon. Post-Apartheid Dance: Many Bodies, Many Voices, Many Stories. Cambrige
Scholars Publishing.
FREIRE, Ida
Mara. Ação política e afirmativa: corpo e alteridade no discurso educacional
sul-africano pós-apartheid. O teatro
transcende. Vol. 16. N.2. 2011.
FREIRE, Ida Mara. Dança-educação: o corpo e o
movimento no espaço do conhecimento. Cadernos
Cedes, 53. Campinas, SP; Papirus. p. 31-55.
2000.
JORDAN, A.C. Tales from
Southern Africa. Johannesburg & Cape Town. AD Donker. 2004
KOZEL, Susan. Closer: performance,
technologies, phenomenology. 2007. Massachusets Institute of Technology.
LABAN, Rudolf. Danza Educativa
moderna. Buenos Aires: Paidós. 1984.
LÉVINAS,
Emmanuel. Ensaios sobre a alteridade. Petrópolis, Vozes. 2009
MERLEAU-PONTY, Maurice (2000) O
visível e o invisível. São Paulo:
Perspectiva.
MERLEAU-PONTY, Maurice (1994) A Fenomenologia
da Percepção. São Paulo: Martins Fontes.
MERLEAU-PONTY, Maurice.
A experiência do Outro. In: _________________. Merleau-Ponty na Sorbonne
resumo de cursos psicossociologia e filosofia. Campinas SP: Papirus, 1988.
MILNE, Dido. The phenomenology of dance. Art & Designe. London; 1993, p.88-89.
MINNICK, Michele Sheen. A
dramaturgy of the flesh. Women e Performance,
Issue 26,
NDEBELE, Njabulo S. Fines
lines from the box: further thoughts about our country. Houghton. Umuzi. 2008.
OPONDO, Patrícia Achieng.
Expressing an explicitly african aesthetic in neo-traditional dance
expressions. Cape Town. Confluences. 1997.
PHILIP,
Marlene NourbeSe. Looking for Livingstone: an odyssey of silence. Toronto: The
Mercury Press. 2003.
SCHÜES,
Christina, OLKOWSKI, Dorothea E., and
FIELDING, Helen A. Time in Feminist Phenomenology. Blomington and Indianapolis. Indiana
University Press. 2011.
SOKOLOWKI, Robert. Introdução a Fenomenologia. Rio
de Janeiro, Loyola. 2000.
SAMUEL, Gerard. Undressing the (w)rapper: disability dance.
Florianópolis. NUP. Ponto de Vista. N.9 2007.
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