sexta-feira, 31 de maio de 2013

Dramaturgia do Afeto

Espetáculo Nós/ Foto de Cristiano Prim


                                                           Dramaturgia do afeto[1]


Afeto, diz respeito a tudo que nos afeta e que nos faz existir, explicita  Sandra Meyer ao participar juntamente com  Andréa Bardawil e Alejanddro Ahmed no Diálogo ocorrido em 28 de maio no Múltipla Dança.  Sandra Meyer, professora doutora do CEART/UDESC, inicia a conversa reconhecendo que não há como não  pensar uma dramaturgia do afeto. Menciona a noção de afeto de Espinosa que ajuda perceber como nossa existência manifesta em nossos encontros com os outros,  é permeada de relações impressas no afeto. E o espetáculo  “Nós" apresentado a noite pela intérprete-criadora Erika Rosendo, concebido e dirigido por Jussara Xavier, pode ser um belo exemplo das noções desveladas na conversa.

Andréa Bardawil, coreógrafa e diretora  da Cia. da Arte Andanças, indaga com Espinosa que afetos você é capaz de criar ao interagir com o mundo? Afetos ternos ou tristes? A leitora e o leitor podem prestar atenção  no afeto como intensidade.  Pensar como seus afetos  aumentam a capacidade de agir  ou nos afetos que reduzem as ações  ao nada. O vídeo que inicia o espetáculo “Nós” projeta ao mesmo tempo o rosto da artista, falando de seu processo criativo e as  cenas de suas performances em Joinville.  Erika narra que um certo dia ao dançar no centro da cidade, uma voz  vinda do outro lado da rua  lembra a ela que o festival de dança já havia acabado. Ela, por sua vez pergunta ao transeunte se não era ali a capital da dança? Suas intervenções dançantes no centro de Joinville tornam-se um  jogo de afetações  entre o que percebe e o que é percebido.

Convida assim o espectador a exercitar a tolerância estética forjada na escolha de se dedicar um tempo para investigar o que não se gosta,  como nos ensina Alejandro Ahmed, diretor e coreógrafo Grupo Cena 11. Em suas proposições,  como os espetáculos "Violência", "SIM",  e "Carta de amor ao inimigo", o coreógrafo busca com esmero alterar a percepção do espectador ao problematizar a atitude contemplativa na relação  público e dançarino e ao explorar, na perspectiva  de Hannah Arendt, a noção de aparência como responsabilidade e não como crosta representativa na comunicação com o outro.

Observo ele parado no centro do palco, segurando  em suas mãos a roupa  e os sapatos dela.  Ao fundo a tela projetava em meios as manchas multicoloridas  as sombras  dela a dançar  fundindo na sombra dele ali estático. Ele, que minutos antes estava sentado na plateia, aceitou o convite de dançar com ela. Compartilho a teoria do convite de Wladimir Garcia que acena para a uma ética e uma estética em torno do outro e  das políticas de amizade e da hospitalidade.  Observo  que quando  Erika Rosendo, convida um a um para dançar, o seu convite efetua uma estética imprevisível e movente. E todos ali presentes  são esteticamente afetados.

As noções  e as filosofias que ancoram essas investigações dramatúrgicas  são  introduzidas na conversa não  com o intuito  de se fundar uma Filosofia da Dança, mas, para  experimentar, degustar a dança em sua filosofia primeira: o movimento em direção ao outro sustentado na ética do acolhimento.  Assim, quando o diferente aparece  o corpo não mais se retrai mas se expande.

Publicado no Notícias do Dia quinta 30 de maio 2013.









[1] Ida Mara Freire
Professora  associada do Centro de Ciências da Educação da UFSC. Pós-doutorado pela University of Cape Town- África do Sul

Um comentário:

  1. Obrigadíssima pelo belo texto, querida Ida!
    "Nós" é um experimento que tenta oferecer questões, quer pensar a distância e conexão entre nós, encontros e desencontros, a tentativa de deixar marcas, atravessar o outro, afetar e ser afetado. Nós como embaraço, como coletivo...
    E hoje no MÚLTIPLA DANÇA: o jogo das perguntas "Como viver juntos?", com João Fiadeiro e Fernanda Eugênio.

    beijos pra vc Ida! É excepcional este espaço que conquistastes de escrita e publicação sobre dança! Parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir