sexta-feira, 31 de maio de 2013

Dançar: vocação e profissão

Oficina Criação do Gesto com Suely Machado/ Foto Cristiano Prim

                                                 Dançar: Vocação e Profissão[1]

Na manhã de segunda-feira dia 27 de maio,  uma  brisa fria no ar,  o sol ainda se escondia  por trás das nuvens,  acompanhada  com a pequena nos deslocamos  para a Casa das Máquinas  no centrinho da Lagoa, para observarmos a primeira atividade do  Festival  Internacional Múltipla Dança, a saber, a oficina  Criação do Gesto. Chegamos lá, notamos  os participantes  deitados no assoalho movendo-se de acordo com as instruções  da bailarina e  coreógrafa Suely Machado: “...Olha a sua mão, foca a  sua mão... deite-se como se tivesse deitado em sua cama. Calma. Calma, a gente não vai chegar  em lugar nenhum com essa pressa. Perceba novamente a sua mão, o contato com o chão,  perceba como vai usar  a articulação, o lado que apoia e o lado que é apoiado... ”   

Tornar-se um dançarino leva-se  muito tempo. Muitos anos de muita prática.  Quando algum jovem estudante  perguntava à Marta  Graham (1894-1991) se ela achava que ele poderia ser um dançarino? Ela respondia: Se você tem dúvida, a resposta é não. E aconselhava: Somente embarque numa carreira como a dança  se  ela é um caminho que torne  a vida mais vívida  para você e para os outros.
Dançar é uma vocação ou uma profissão? O Múltipla Dança contribui para aprofundar  esse debate na cena pública quando inclui na programação um espaço  para o dançarino aperfeiçoar o seu gesto enquanto artista, ao mesmo tempo que oferece diálogos  acerca da profissionalização da dança tendo como tema as Políticas públicas e a APRODANÇA - Associação dos Profissionais de Dança de Santa Catarina. Na tarde de segunda-feira a  fala  de Lisa Jaworski, como presidente  dessa entidade  informa sobre as ações que  se tem realizado com intuito de agregar os associados, um exemplo é a criação do fórum de dança. Bia Mattar,  representante da região sul no Colegiado Setorial de Dança, vinculado ao MINC, traz informes dos desdobramentos das ações   do Plano Nacional de Dança.  Os relatos de Deivison Garcia, representante da entidade  no Conselho Estadual da Cultura, tornam  evidente a  necessidade de  mais recursos para área da Dança.    Suely Machado, com sua experiência como diretora do Grupo de Dança 1º Ato, na conversa, lembra que ao  se colocar dançarinos no palco,  estamos gerando  empregos não só para aqueles que dançam, mas para o marceneiro que  faz o cenário, a costureira que confecciona o figurino.   Deve-se levar em conta  também editais diferenciados para grupos  iniciantes e grupos com muitos anos  de experiência. No final deste painel, ficamos com a  questão de como  chamar o dançarino para participar  desse diálogo? 

A vocação, nos parece no caso da dança,  exigir que se pratique não  só o movimento no corpo singular,  mas também exige-se praticar o movimento no corpo social, que  inclui, dentre outras ações,  associar-se a uma entidade de profissionais da dança  e perceber que dançar também é um ato político. Lições bem assimiladas e  praticadas pelos dançarinos sul-africanos, pois lá onde você dança, com quem você dança, e que tipo de dança você executa e sua atitude frente à dança dirá alguma coisa sobre você, como uma pessoa política, bem como sobre você, como artista.
Publicado no Notícias do Dia quarta 29 de maio de 2013.







[1] Ida Mara Freire

Professora associada do Centro de Ciências da Educaçao da UFSC
Pós-Doutorado em Dança pela University of Cape Town, África do Sul

Um comentário:

  1. Ida, é muito bom ler tuas reflexões, tão atentas, tão sensíveis, tão pessoais e globais... "corpo singular" e "corpo social". Obrigada! Jussara

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