sexta-feira, 30 de maio de 2014

Escrituras Coreográficas


Escrituras Coreográficas

A chuva e o frio não foram impedimentos para  plateia  do Múltipla Dança participar assiduamente  das oficinas, dos diálogos e dos espetáculos e escrever suas “corpografias”: uma escrita movente, articulada no deslocamento do gesto que escreve para o gesto que  dança, notações das marcas de passos, lapsos e lampejos da memória intercorporal entre o dançarino e a plateia. Experimentação identificada nas proposição das Múltiplas  Escritas, coordenado por Anderson do Carmo e Sandra Meyer Nunes, cujo procedimento para os interessados em escrever um texto sobre as atividades da programação deixavam uma pista de pensamento para quem  escrevesse o próximo texto.  Com isso se pratica a reflexão na dança, enfatizada na contaminação mútua de quem escreve e lê acerca da experiência do dançar, presente no exercício crítico  debatido na tarde de quarta-feira no Centro de Desportos da  UFSC, no Diálogo entre  Ana Francisca Ponzio,  Joubert Arrais e Sandra Meyer , no qual a jornalista Néri Pedroso tematizou a importância do discurso crítico como ponte  e não como barreira entre a obra do artista e o público.

Escrituras que o leitor e a leitora espero terem tido durante a semana a oportunidade de apreender, seja ao
 testemunhar no solo “Solidão Pública” de  Adilso Machado, um partir  de si mesmo em direção a um outro que nunca se alcança,  sensação desértica da afetividade aterrissadas pelas composições de Tom Monteiro. 
Michele Moura por Cristiano Prim

Talvez,  no trabalho da dançarina Michele Moura, “Fole”,  a percepção de vocês tenham se alterado,  por segundos,  quem não notou em seu próprio corpo o eco dos vocalizes amplificados por Rodrigo Lemos,   ou como as reverberações dos intensos movimentos criam histórias de corpos desnudos,   destituídos de  um querer que nem todos  querem ver.  O solo de Alejandro Ahmed, “Sobre Expectativas e Promessas”  se instala em uma vontade de desaparecimento. Acompanhado de Hedra Romagnani ocupam o espaço vital  deixando  rastros sonoros e luminosos de seus movimentos que  desafiam  o espectador em busca de autoria. Dilema contemporâneo  que junto com Ítalo Calvino nos induz desvendar quem é cada um de nós senão uma combinatória  de experiências, de leituras, de imaginações, de movimentos.  “Maneries”, espetáculo que encerrou  o Múltipla Dança no domingo, dirigido por Luis Garay, expõe o corpo  como produtor e receptor de possibilidades linguísticas,  que a dançarina Florencia Vecino,  banhada pela luz de Eduardo Maggiolo,  forma e, com a música de Mauro Ariel Panzillo, transforma  diante do nosso olhar contemplativo.  

O Múltipla Dança, confirmando aposta inicial da curadoria, apresentou  em sua diversa programação a dança para além de um eu individual,  a dança que dá lugar para a ausência, a dessemelhança, ao que está só, que abre espaço para a descontinuidade e promove uma escrita  crítica e criativa para fazer falar o que não tem palavra: o  ninho de João-de-Barro na sacada,  os utensílios de uma bolsa alheia, o pescar a luz com paciência no poço da escuridão...

Ida mara Freire ida.mara.freire@ufsc.br Professora Associada  do Centro de Ciências da Educação da UFSC. Pós-Doutorado em Dança pela Universidade  da Cidade do Cabo, África do Sul.
Publicado no Jornal Notícias do Dia em 28/05/2014

Um comentário: