Universidade
Federal de Santa Catarina
Centro
de Ciências da Educação
Programa
de Pós-Graduação em Educação
Semestre
2012.2
Seminário
Estéticas do Silêncio: Alteridade, Arte e Educação
Mestranda
Ana Rita Teixeira Vasques de Carvalho
Profª.
Dr.ª Ida Mara Freire
Resenha Crítica da música Part of a Whole, do álbum Home is Where the Music Is, de Hugh
Masekela
Parte de um buraco. Parte de um buraco feito
espaços entre. Do limbo, das oscilações, o gesto passa da tensão e da cólera
para a busca de possibilidades que se articulam.
O supro expande-se e retorna ao buraco inicial,
desta vez caracterizado pela infinitude do conhecimento para o reconhecimento.
A visão sobre a casa diferencia-se dando lugar
ao outro, à diversidade, ao tempo e ao espaço sagrado.
O silêncio destes entre, desafia a criação onde
há algo que falta.
A música corporalizada através do sopro vai
penetrando, investigando e deslocando o espaço visível, mediando de forma absoluta
a jornada de tornar possíveis todas as medidas.
A sonoridade do instrumento
vai-se engajando na identidade e na diferença, criando uma multiplicidade de
imagens e anunciando uma série aberta e indefinida de perceções complementares.
O olhar vai-se abrindo.
Através do gesto, do sopro, o corpo vai-se
deslocando. Novas possibilidades de movimento são procuradas e o desdobramento
da perceção leva-nos ao encontro do outro.
É o tempo da travessia.
É o tempo de usar os espaços entre, o espaço
sagrado feito música para plantar, replantar e transplantar novas formas de
olhar e percecionar o outro.
É este o tempo e o lugar sagrado para falar e
para calar.
O eu até então alcoolizado pela verdade e
liberdade dá agora lugar ao silêncio do outro, à sua voz, ao seu som, ao seu
sopro.
Fazem agora parte do mesmo espaço, do mesmo
buraco, da mesma casa musical.
Os espaços entre tornam-se flexíveis à medida
que se percebe a capacidade de transformação e criação de novos espaços entre a
partir dos anteriores.
O eu e o outro vão-se formando.
Constitui-se o nós.
A casa musical deixa de ser somente
antropológica e o eu e o outro, agora feito nós, deixam de se perder na obra.
É o tempo da travessia, em que o som do
silêncio do outro passa a fazer parte constituinte do som do meu silêncio e por
isso, agora, caminhamos de mãos dadas.
E da parte de um buraco passamos para a parte
de um todo.
Bibliografia
MERLEAU-PONTY, Maurice. A
experiência do Outro. In: _________________. Merleau-Ponty na Sorbonne resumo
de cursos psicossociologia e filosofia. Campinas SP: Papirus, 1988.
Imagem
http://www.google.pt/imgres?q=home+is+where+the+music+is+hugh+masekela+part+of+a+whole&um=1&hl=pt-PT&tbo=d&biw=1280&bih=632&tbm=isch&tbnid=D2jmKDenZUa6oM:&imgrefurl=http://analogburners.com/analogblog/2010/04/hugh-masekela-home-is-where-the-music-is/&docid=CXyLbi-VtD4YuM&imgurl=http://analogburners.com/analogblog/wp-content/uploads/2010/04/Hugh-Masekela-Home-Is-Where-The-Music-Is-LP-Back-Gatefold-1.jpg&w=1188&h=1097&ei=N3q5UNGHE4Ww0QHroYCQCg&zoom=1&iact=hc&vpx=897&vpy=113&dur=177&hovh=216&hovw=234&tx=112&ty=140&sig=105160453691350665672&page=1&tbnh=137&tbnw=149&start=0&ndsp=25&ved=1t:429,r:6,s:0,i:98
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